A Economia Criativa é a área que mais cresce
em todo o planeta.
O setor de entretenimento e o setor de games são grandes exemplos da força dessa nova economia.
Salvador tem vocação natural para ela: a nossa cidade sempre se destacou pela produção musical e artística, por exemplo. Realizamos o maior Carnaval de rua do país, temos grandes nomes na literatura, na música, no cinema e na dramaturgia.
Doca 1
Salvador já tem o seu Polo de Economia Criativa, o DOCA 1, no Comércio. Numa área de 2.468m², ele tem capacidade para abrigar pelo menos 40 empresas de cultura, música, entretenimento, design, mídia e conteúdos digitais. A partir dele, a estratégia é fomentar a cadeia produtiva, dando aos novos talentos um ambiente compartilhado, que estimule a criatividade e o crescimento profissional. Além disso, o espaço vai ser palco de cursos, oficinas, eventos e também vai oferecer consultorias. O DOCA1 nasceu para ser a vitrine da Economia Criativa em Salvador, refletindo o que acontece nos diversos bairros.
SalCine
Programa municipal que destinará mais de R$30 milhões para desenvolver o segmento audiovisual na cidade. O SalCine contempla divulgação de editais de financiamento, capacitações, construção de um estúdio de grande porte e estrutura para atração de projetos ligados ao mercado.
Fonte: https://secult.salvador.ba.gov.br/tag/salcine/
Coliga
O Coliga é uma escola digital que oferece 37 cursos gratuitos para os jovens da cidade. A iniciativa da Prefeitura de Salvador tem parceria da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-americanos.
Eventos da Cultura Negra
A vocação natural de Salvador para a Economia Criativa fez surgir também eventos como o Afropunk, o maior festival de cultura negra do mundo e o Salvador Black Film Festival, filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation.
Carnaval
Salvador realiza o maior Carnaval de rua do planeta e ele pode ser considerado um dos maiores cases de Economia Criativa do mundo. Estima-se que ele represente mais de US$ 248 milhões em transações financeiras. O Carnaval de Salvador gera milhares de empregos diretos e indiretos, promove a música e os artistas baianos no Brasil e no mundo e reúne um público anual estimado em 2 milhões de pessoas. Destas, mais de 635 mil são turistas: 92,2% nacionais e 7,8% estrangeiros. Os argentinos são os mais presentes, com 16,5%, seguidos pelos norte-americanos, com 10,1%, e os israelenses, com 9,4 % (números do Observatório do Turismo na Bahia / Caracterização e Dimensionamento do Turismo – Carnaval 2020).