A localização do Porto de Salvador é privilegiada: ele fica na Baía de Todos os Santos, a maior baía marítima do Brasil, segunda maior baía de águas abrigadas do mundo.
Ela apresenta excelentes condições meteorológicas e o baixo nível de assoreamento. Essas condições permitem que as operações sigam sem muitas interrupções e evitam a necessidade de dragagens e de manutenções constantes.
Já o acesso terrestre tem conexão através de pista exclusiva para caminhões na Via Expressa Baía de Todos os Santos, que liga o porto à BR-324, principal saída de Salvador para o interior e para os demais estados brasileiros.
Com a ampliação do berço para 800m e os portêineres (guindastes) New Panamax, o nosso porto já pode receber navios de 400m que ainda nem operam na costa brasileira. O NAVIS N4, sistema operacional utilizado, é o número 1 do mundo para terminais, utilizado nos mais modernos portos do planeta. O Tecon Salvador é um hub para movimentação de peças de energia eólica e solar para todo o Nordeste, a exemplo da movimentação do maior parque eólico da América Latina (Lagoa dos Ventos), que fica no Piauí.
O Porto de Salvador é também o maior movimentador das cargas de longo curso (importação e exportação) no Nordeste e figura no Top10 do Brasil. Ele foi o primeiro terminal do país a operar 100% por agendamento, processo iniciado em 2011.
Por tudo isso, o Porto de Salvador foi eleito pelo Banco Mundial como o mais eficiente do Brasil e é o único do país a figurar entre os 50 melhores do mundo, de acordo com a metodologia estatística do CPPI (Container Port Performance Index).
Dados relevantes:
• Capacidade de movimentação de 5 milhões de toneladas de carga/ano.
• 2.092 metros de cais acostáveis.
• 9 armazéns da carga.
• Cais para 10 navios atracados simultaneamente.
• Frequência média de 75 navios aportados por mês.
• Moderno terminal de contêineres.
• 6 portêineres.
• 8 empilhadeiras.
• 3 empilhadeiras para contêineres vazios.
• 8 RTG sobre rodas.